Radio Guerreiros do RN

A Oficina Flexdiesel está no mercado desde 2010 oferecendo serviços com qualidade, responsabilidade e garantia. FONES: 3223-5096 / 8600-3012 ou pelo e-mail flexdiesel@ig.com.br

Funcionários públicos e Bancários

ECONOMIZE FAZENDO MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Ao optar pela preventiva, seu mecânico pode determinar junto com você as prioridades de manutenção, ou seja, com determinada quilometragem o que realmente precisa ser substituído de imediato e o que pode esperar mais alguns milhares de quilômetros ou alguns meses. Dessa forma, os custos com a manutenção preventiva se tornam extremamente baratos a médio e longo prazo, quando comparados aos custos de uma quebra inesperada e os transtornos que a acompanham.

Motor



  • Descarbonização 
  • Cabeçote 
  • Manutenção preventiva 
  • Reparos em geral
 
CUIDADOS COM O ÓLEO

Verifique o nível do óleo semanalmente.

Veja como: Com o motor frio, preferencialmente pela manhã antes da primeira partida e estando o veículo em piso nivelado retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel insira e retire-a novamente.

O nível de óleo deve estar entre as marcas "Min" e "Max" gravadas na vareta.

Se necessário complete com o óleo recomendado pelo de mesma marca e ou recomendado pelo fabricante. 

A maioria dos fabricantes considera normal um consumo de até 1 litro de óleo para cada 1000 quilômetros rodados.

LIQUIDO DE ARREFECIMENTO

Verifique o nível da água.

Com o motor frio e veículo nivelado, a água deve estar entre as marcas "Min" e "Máx" do reservatório.

Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, Leve o veículo para um diagnóstico.

Não confie 100% dessas tarefas rotineiras ao frentista do posto de gasolina, muitos motores apresentam problemas sérios ocasionados pelo excesso de óleo e/ou proporções incorretas de aditivos de radiador, adicionados sem critérios nos postos de combustível.

CORREIA DENTADA

Utilizada em muitos motores, a correia sincronizadora (ou dentada) fica protegida por uma capa, não sendo possível examiná-la fora da oficina.

A sua função é manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas.

Se quebrar causará sérios danos nas válvulas e até nos pistões.

Sua troca ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, dependendo do modelo do carro.

Informe-se no manual do proprietário ou na concessionária da marca do veículo sobre o intervalo de troca e siga-o rigorosamente.

FILTROS

Tanque, bomba de combustível, mangueiras, filtros, carburador ou injeção eletrônica. São os componentes que fazem parte deste sistema.

Para manter o sistema de alimentação em ordem a troca dos filtros é fundamental.

Filtro de Ar

 Deve ser verificado periodicamente. Se estiver muito sujo deve ser substituído. Um filtro de ar sujo prejudica o desempenho do veículo, e aumenta o consumo de combustível.

Filtro de combustível

Troque nos intervalos recomendados pelo fabricante, em média nos veículos a gasolina a cada 20.000 quilômetros e nos a álcool entre 7.000 a 10.000 quilômetros, dessa maneira estará preservando o sistema de alimentação contra as impurezas do combustível.

Ao contrário dos veículos com carburador onde o filtro fica bem visível no cofre do motor, nos veículos com injeção eletrônica ele fica geralmente na parte inferior do veículo próximo ao tanque e muitas vezes sua reposição acaba sendo esquecida. Filtro entupido costuma deixar o motorista a pé!

VELAS DE IGNIÇÃO

Devem ser trocadas conforme a recomendação do fabricante. Em geral a cada 20.000/30.000 quilômetros. 

Carros turbinados de fábrica, com aumento de pressão de turbo (com chip instalado), verificar a cada 10.000 quilômetros.

Velas gastas causam falhas no funcionamento do motor, aumento no consumo e na emissão de poluentes.

0 comentários: